Está sendo organizado curso de língua polonesa. As pessoas interessadas devem fazer pré-matrícula pelo site: https://paroquiaquedas.com.br/edu

Em breve serão passadas maiores informações.

 

A solenidade do Domingos de Ramos teve início às 8:15 horas da manhã no Ginásio de Esportes Tarumã, com a oração do terço, animação com a Banda Ave Maria. Às9 horas teve início a benção dos ramos e Santa Missa presidida pelo Pároco Pe. André. A celebração contou coma participação de pessoas das capelas dos bairros de nossa paróquia, pastorais, movimentos, crianças da catequese, ministros da palavra e Eucaristia, acólitos, coroinhas e pessoas em geral, cerca de 1,5 mil pessoas. Por motivo da chuva, neste ano não teve a procissão que havia sido programada.

O retiro católico Thalita Kum é organizado pela Comunidade Aliança de Misericórdia. Durante os dois dias de trabalho, há momentos de reflexão, partilha e aprofundamento nos estudos da Palavra de Deus.
Nos dias 17 e 18 de março, a paróquia Imaculado Coração de Maria, de Quedas do Iguaçu, através da Comunidade Aliança de Misericórdia, promoveu um retiro para jovens. Mais de cem pessoas participaram do evento denominado Thalita Kum.

Os trabalhos foram assessorados pelo animador vocacional, José Carlos Dai Prá.

Em entrevista à integrante da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia, Salete Furman, José Carlos falou do retiro e de sua importância para os jovens católicos.

Leia a entrevista abaixo:

Pascom: José Carlos, fale-nos um pouco sobre o que é o retiro Thalita kum?

José Carlos: É um retiro querigmático (primeiro anúncio, baseado nas primeiras pregações dos apóstolos, após a vinda do Espírito Santo). É voltado para jovens com o intuito de levá-los a uma profunda conversão e encontro com Deus.

Pascom: Então é um retiro só para jovens?

José Carlos: Não especificamente. Temos somente o limite mínimo de idade que é de 15 anos, mas, podem participar todas as pessoas que tenham interesse.

Pascom: Por que o nome Thalita Kum?

José Carlos: O nome do retiro é baseado na passagem bíblica de Mc 5,41, onde Jesus se aproxima da filha de Jairo que estava morta e diz: Thalita Kum, menina levanta-te. Então o nome do retiro significa: “Jovem, Levanta-te”.

Pascom: Por quem é organizado?

José Carlos: É organizado pelos membros da Comunidade Aliança de Misericórdia.

Pascom: Qual o objetivo deste retiro?

José Carlos: É alcançar pessoas que estão mais afastadas da igreja, para um encontro pessoal com Deus através da conversão. Também é direcionado para pessoas que já estão engajadas na Igreja, mas que queiram aprofundar cada vez mais sua fé.

Pascom: Quantos retiros Thalita Kum são organizados durante o ano?

José Carlos: Depende da agenda e atividades da Comunidade Aliança de Quedas do Iguaçu. Gostaríamos de fazer pelo menos quatro por ano. Nos dias 17 e 18 de março de 2018, foi realizado o primeiro retiro deste ano, com a participação de 111 pessoas. Gostaria de salientar, que este encontro pode ser realizado também em outras cidades, como já aconteceu em Cândido de Abreu e Nova Laranjeiras.

Pascom: Quanto tempo é dedicado para a organização do retiro?

José Carlos: Iniciamos a organização do retiro, quando possível, com pelo menos dois meses de antecedência. Primeiramente com a preparação espiritual através do Cerco de Jericó, novenas, mil ave-marias, vigília uma vez por mês, sempre intercedendo nos encontros semanais da comunidade. Juntamente com a preparação espiritual, iniciamos também a divulgação e inscrições. Dentro da Comunidade, temos grupos responsáveis pela divulgação, decoração, arrecadação de alimentos para o retiro, visto que, é cobrada uma taxa mínima do participante para os dois dias e, caso o interessado não tenha condições de pagar é isentada essa taxa. A preparação do local é feita nos dias que antecedem o retiro.

Pascom: Quantas pessoas se envolvem no trabalho do retiro?

José Carlos: Praticamente todos os membros da Comunidade, em torno de cinquenta pessoas.

Pascom: Como é dividido o trabalho interno do retiro?

José Carlos: É dividido por ministérios: ministérios de música, de dança, de teatro, de comunicação, além de intercessão, pregação e condução. Também há trabalhos para pessoas responsáveis pela limpeza, cozinha, secretaria, transporte e manutenção.

Pascom: Como é a dinâmica do retiro? Como se desenvolve?

José Carlos: Inicia com apresentações da equipe e participantes e, durante os dois dias são realizadas palestras, momentos de oração, dinâmicas, teatro, partilha, dança e muita animação. As pessoas que necessitam dialogar para tirar dúvidas, ou, pedidos de oração individual, são conduzidas aos missionários que ficam à disposição para atendê-las durante o retiro. Os sacerdotes da paróquia também atendem confissões num período do encontro.

Pascom: Quem faz as palestras no retiro Thalita Kum?

José Carlos: A pregação é feita por membros da Comunidade Aliança de Quedas do Iguaçu, sejam jovens ou missionários e, quando possível, missionários vindos de outras comunidades como Maringá, São Paulo.

Pascom: Depois do retiro é feito um acompanhamento com as pessoas que participaram? De que forma?

José Carlos: Sim, as pessoas que fizeram o retiro são convidadas para participar dos encontros semanais e mensais como: vigília, Jornada Aliança de Misericórdia (JAM), louvor, formação humana e evangelizações, além de encontros de convivência fraterna. Para aqueles que são chamados ao carisma da Comunidade, de forma mais profunda podem seguir formações específicas, como missionário de Aliança ou caminho vocacional.

A Pastoral da Comunicação de Quedas do Iguaçu agradece a José Carlos Dai Prás, pela entrevista e pelo ótimo trabalho que desenvolve na Comunidade Aliança de Misericórdia.

Por: Salete Furman – Pascom Quedas do Iguaçu

No dia 11 de março de 2018 forma instituidos nove nos Acólitos, sendo três da comunidade Alto Recreio (Maiara, Larissa e Marcela) e seis da Igreja Matriz (Eduarda, Mateus, Vanderlei, Denise, Tiagi e Luiz).

 

Subcategorias

Suspendisse at libero porttitor nisi aliquet vulputate vitae at velit. Aliquam eget arcu magna, vel congue dui. Nunc auctor mauris tempor leo aliquam vel porta ante sodales. Nulla facilisi. In accumsan mattis odio vel luctus. Fusce egestas, augue in fermentum euismod, quam ante mattis lorem, a tempor ipsum mi sed elit

Avisos Paroquiais

22 de julho de 2018

Avisos Paroquiais. - Mil Ave-Marias, dia 24 de ...

15 de julho de 2018

Avisos Paroquiais. - Formação ...

07 de julho de 2018

Avisos Paroquiais. - Terço para casais, ...

01 de julho de 2018

Avisos Paroquiais. - Jantar de Sopas, promovido ...

Mais lidos

Curso de Polonês

Está sendo organizado curso de ...

+ View

Domingo de Ramos 2018

A solenidade do Domingos de Ramos teve ...

+ View

Retiro Thalita Kum

O retiro católico Thalita Kum é ...

+ View

Nossos Videos

  • Prev
  • Nossos Patrocinadores
Scroll to top